quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Guerra de Ybymarã-e'yma – O soar do prenúncio


“- Monã1*, com a solidão que o rodeava, estende vossa mão ao nada e cria o espaço, nele cria os seus ceus, a terra, e tudo aquilo que nela existe.”

     Estas eras as palavras do Pajé Kwagaé contando aos curumins da tribo sobre a criação do mundo, e todos eles prestavam atenção a cada palavra e gesto do pajé.  E foi assim até que Potuã lhe interrompera ao falar ao ouvido, e ao relatar do jovem guerreiro, a face do pajé que antes era calma, se faz surpresa e assustada, e enquanto o guerreiro se afastava do ancião, o mesmo falava aos curumins:

- Por hoje é só, agora vão para vossas ocas.

     Mediante a ordem do mistico ancião, os pequenos vão cada qual a sua oca, quanto isso, Kwagaé com um aceno pede que Potuã o acompanhe para sua oca. Senta-se na rede, pega o cachimbo e com a brasa da fogueira que ja se apagava, acende e começa a cachimbar, quando olha para Potuã.

- Jovem guerreiro, me conte com mais calma e clareza essa história que me trazes.

- Os relatos que trago comigo pajé são aqueles mesmo que os ouvidos vossos escutaram do sair de minha boca.

- Jovem guerreiro, isto é impossivel!

- Então meus olhos me falsearam este testemunho que presenciei.   
  
     O pajé transtornado, tenta compreender o relato que o jovem piatã2* lhe trazia, contestava a informação que tinha, porém, dentro de sí, sabia que uma hora tal fato ocorreria, mesmo que inconsciente, mas sabia de sua vinda.

- Jovem guerreiro, se é somente este relato que tens para oferecer me pode ir-te, mas jura me pelas Parajas3*  que não relataras este ocorrido a ninguém, nem mesmo ao tuxaua4* Sucuarã.

- Mas pajé... devo obediência a Sucuarã!

- Jovem piatã2*, a verdade proclamada para aqueles que não possuiem a devida compreenção, tende desta verdade mortal veneno. Não queiras plantar frutos fora da estação, cada tempo tem o seu tempo.

- Mas pajé, que devo então fazer? Não posso descumprir com os meus deveres e nem com minhas promessas.

- Acalma te Potuã, tristemente Uruitá se foi, como tantos outros na última guerra com os Guaranis, sendo assim, necessito de um aprendiz para que a morte não leve de nosso povo as sabedorias de nossos ancestrais, falarei com Sucuarã, será apartir da aprovação dele meu discipulo, e só deveras lealdade e obediência a mim.

- Obrigado pajé, mesmo antes da decisão, tens minha lealdade e obediência.

- Îabé û ikó5*
-João Piatã Ibiajara-

Nota de Roda aos Pés:
1* - Deus que criou o universo na crença Tupi.
2* - Guerreiro em Tupi.
3* - As três deusas da honra, do bem e da justiça na crença Tupi.
4* - Líder da tribo em Tupi, o mesmo que cacique, porém cacique vem do aruaque, língua das tribos ao norte do Amazonas, Caribe e América Central.
5* - Que assim seja em Tupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achas?!