quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comunismo ou Capitalismo - Com qual ficar?

        Desde o inicio do século XX, os partidários destes dois ideais sempre tentaram a custa de guerras, sangue e dor, além do eterno estado de eclosão de uma guerra nuclear, mostrar se que ele é o mocinho e o outro o vilão. Mas quem ta com a razão? Qual é melhor, o comunismo de Lênin, Che Guevara e outros ou o Capitalismo de Adam Smith, Barão de Mauá e iguais?

        A mídia santifica a riqueza e nos seduz a ela, sendo o fim justificando os meios para alcançar o status, a fama, o poder. Porém vem os jovens e velhos combatentes de guerra e dizem que isso é ruim, pois não é justo você ter algo o que foi fruto do trabalho desumano de outro, não é justo você ganhar encima do outro, pois todos são iguais, em direitos e deveres, e nada é de um e sim de todos.

        Como toda ideologia que se preze, é utópica e prega o bem-estar universal e infinito. Tanto o Capitalismo como o Comunismo pregam a felicidade eterna do ser, porém nos perguntamos, se é tão perfeita, por que não funciona? Por que não é toda essa maravilha que tanto falam?

        Questionamento é fundamental para podermos apontar a falha, porém, vamos ver o que esses santos prometem de tão fabuloso:

         – O Capitalismo –

        Segundo o pai do mesmo, o Sr. Adam Smith, em seu livro – “A Riqueza das Grandes Nações” – , mostra que é através do interesse do individuo que provem as coisas, ou seja, sai porque ele quer, não porque é bondoso. Esse interesse individual gera a concorrência, que gera tecnologias diversas que por fim barateiam e aumentam a produção, fazendo que o produto chegue barato à mão do consumidor, consumidor este que tem alto salário devido à concorrência dos interesses individuais por sua mão de obra. Por isso os capitalistas defendem a idéia do “Estado Mínimo”, pois não á necessidade de intervenção governamental,visto que a concorrência é um controlador natural do mercado. Ou seja, a concorrência gera avanço tecnológico, produtos baratos e altos salários, além das baixas horas de trabalho, já que com tanta mão de obra qualificada se evitaria a exaustão que faz cair à produção.

          – O Comunismo –

         Segundo Karl Marx e outros pensadores, já dizem que não pode existir o individual, pois ninguém é dono de algo, aquilo pertence a todos, a terra, o comercio e a fabrica, ou seja, todos trabalham para todos de forma a produzir sem exploração para lucro próprio, sendo assim, todos trabalham e consomem o que produziram, sanando o mal da desigualdade social, pregando a igualdade, a fraternidade e a liberdade.

          – Onde pecam –

         Tais ideologias não pecam na sua teoria ou pratica, muito pelo contrário, se seguidos de forma que seus pensadores escreveram, seriam vitoriosos em seus objetivos, porém, eles não contaram com a instabilidade de uma peça fundamental, o ser humano.

         Pois o homem pode ser provedor de beneficências, quanto maleficências, o que decide para que lado o homem vai pender é os seus valores, se és uma pessoa virtuosa ou viciosa. Se for virtuosa as coisas irão perfeitamente, pois será ético, justo, honesto. Agora se for vicioso as coisas começam a degringolar, pois reinaram o egoísmo, a raiva e a injustiça.

         Daí o Capitalismo utópico de Adam Smith vai para as cucúias, pois o empresário vai querer lucrar, preços altos, salários baixos e várias horas de trabalho, o que faz este operário trabalhar para sobreviver e não viver. A concorrência da lugar ao quartel, aonde as empresas se unem para lucrar sem ter que ficar naquela eterna briga pela liderança de mercado, fazendo com que o consumidor pague a conta.

         O Comunismo de Marx vai pro espaço, vendo o caso de Cuba e da extinta União Soviética na figura de Stalin, se tornaram Estados Ditatoriais, e com duas classes de cidadãos, o povo e os dirigentes do partido comunista, ou seja, um Estado em que eu não tenho liberdades, como a de manifestar o que penso, onde o dirigente do partido pode mais do que eu, sendo que todos deveriam ser iguais.

Obs. A China é um regime andrógeno, é o único Comunismo Capitalista do Mundo, por isso, peca nos dois.

        Então meus caros leitores, independente que você seja comunista ou capitalista, você não esta errado, e nem o outro que seja de ideologia oposta no seu sistema de funcionamento. Pois são caminhos paralelos que levam ao mesmo lugar, ao bem-estar social, a felicidade universal do ser.

        No final das contas, num comunismo ou num capitalismo, o erro esta no ser e não no regime. Visto que o regime é só teoria, quem faz as coisas funcionarem somos nós, ou seja, só depende de nós. Seremos felizes virtuosos e fraternos ou viciosos ranzinzas e entorpecidos de nós mesmos?

5 comentários:

  1. Eu ri com
    "A China é um regime andrógeno, é o único Comunismo Capitalista do Mundo, por isso, peca nos dois."
    uASHuASHaUhuas


    Bom...de qualquer jeito, o menos pior é o Capitalismo, na minha opnião.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha no meu ponto de vista há controvérsias.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o por quê...
    Mas esse post me lembrou de um certo professor...
    Acho que o nome dele é Panamá... ou Guatemala, não lembro.
    ahsuahsuasahsuahsuhs

    ResponderExcluir
  4. *voz de locutora de rádio*

    "Aulas de comunismo com Paulo Nicarágua!"

    tcharaaam!

    =P

    ResponderExcluir
  5. Oras minha cara Nahtaly, seria nicaraguense se fosse pro-comunismo, o que não é.

    ResponderExcluir

O que achas?!