quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ditadura Militar: uma história tão sombria quanto seus feitos

    Na data de 1 de Abril de 1964, o que muitos desejariam que fosse mais uma mentira, não foi, fruto de um plano macabro de origem conservadora-ianque, formado por grandes midias como Diarios Associados, Folha, Estadão, Rede Globo, Jornal do Brasil e Correio da Manhã, empresários, Igreja Católica, politicos e massa manejada da direita, Forças Armadas, e a cabeça do plano, os Estados Unidos. Conspiraram contra a soberania do povo e Estado Brasileiro, através da força moveram tropas para depor o então presidente eleito direta e democraticamente, João Goulart, conhecido pelo apelido "Jango", esses fatos ocorreram na data de 31 de Março de 1964, tornando o 1° de Abril o dia que durou 21 anos de violência, autoritarismo, terror, dor, sangue e um genocidio de ordem cultural, social, econômico e humano que ainda mostra suas nefastas consequências e heranças.

    Independente de ser de direita ou esquerda, fatos são fatos, nenhuma alegação pode anistiar o crime hediondo que é destruir uma democracia e instaurar uma ditadura, consentir com suas ações e omissos. Isso foi o "Golpe Militar de 64", um intervencionismo estadunidense com respaldo da direita e das forças armadas, que fez nossa Divida Externa crescer astronômicamente, sequestrou, torturou, matou milhares de cidadãos, cerciou e tirou direitos fundamentais como a de livre expressão de ideía e opinião e de manifesta la, o direito ao voto direto para presidente, governador e prefeito, fechou casas legislativas como o congresso nacional e assembléias legislativas, fechou e proibiu a existência de sindicatos, partidos politicos e sociedade civil organizada como a UNE e tantos outros. Fez familias mutiladas, pais sem filhos, e filhos sem pais, nem ao menos o direito de enterrar e velar seus entes.

     Diante disto, diante dessas atrocidades, nunca podemos deixar que tanto sangue, dor e luta, que cimentaram e fundaram a nossa jovem democracia, nossa constituição e nossas liberdades e direitos, como este de manifestar a opinião sem represálias ou retaliações, e tantos direitos fundamentais, nos quais hoje desfrutamos sem nem ao menos saber quanto esforço e sacrificio foi para conquistar, seja jogada fora, como se guspissimos nos tumulos daqueles que lutaram, e pagaram a altos preços por um país melhor. Por eles que devemos, e no minimo ato de respeito que devemos para com eles, heróis conhecidos e desconhecidos, é avançar por uma melhor democracia e país, com mais justiça, igualdade, dignidade, salário justo, sem exploração e corrupção. Para que não precisemos pagar novamente tão alto preço com sangue, vida e dor por uma democracia, por direitos e liberdades.

     Esse é o minimo que devemos a eles, respeitar e fazer valer a nossa constituição, lutar por melhores condições de vida e trabalho, por educação, saúde, segurança, transportes, fazer valer a palavra "cidadão", fazer valer nossa vontade, não é o povo que deve temer ao seu governo e sim o seu governo ao povo. Deixar que destruam o que foi tão custoso erguer, não é desleixo, é ser comparsa de tal abominável crime, é consentir com tal monstruosidade.

     Tendo em vista que isso é somente a história superficial deste periodo, imagine o que não guarda os arquivos do exército, marinha, aeronautica e do governo deste periodo tão sombrio da história do Brasil, que em uma democracia e num espirito democrático que vive nossa nação e as instituições nacionais, devem ser abertos e julgados todas as ações desumanas cometidas contra o povo, além de julgar, deixar aberta ao povo, para saber quanto tão horrendo é uma ditadura, e para que as familias possam velar seus mortos, e o país sanar de vez essa ferida aberta por causa de tanta coisa nebulosa e escondida, e mesmo que se feche, que fique a cicatriz para nos lembrar sempre deste periodo que prefeririamos não ter nas páginas da história de nossa gente. Diante disso, coloquei um link no começo deste blog, um abaixo assinado da OAB do Rio de Janeiro, que pede a abertura dos arquivos do periodo do regime militar. Participe, assine, ajude o Brasil a fechar de fato essa pagina tão negra e sanguenta.

3 comentários:

  1. Daria um olho para ter acesso aos documentos arquivados da ditadura militar. o.O

    ResponderExcluir
  2. Quanto sangue e dor não deve ter tais documentos macabros, que venham a luz do povo para que se saiba de fato o que ocorreu para que nunca mais repetirmos o mesmo erro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Evandro!! Parabéns pela iniciativa! Sou libertária, e AMEI seu blog! É muito sincero, expressivo e consistente!
    Adoraria que comentasse em minha crítica e dica de trilha sonora do filme "Sweeney Todd", com Johnny Depp e Helena Bonham-Carter, e me seguisse! O blog onde o texto foi postado se chama "Entretenha a Mente!", e é meu novo blog!
    O endereço é:
    http://artes-e-entretenimento.blogspot.com/
    Me siga e me liste em seus blogs amigos! Já te sigo e já te listei nos meus amigos!

    Conto com você! Comente lá!! ^^
    RIOT kisses,
    Mari.

    ResponderExcluir

O que achas?!