quinta-feira, 25 de março de 2010

Fiat Lux!

                 
                  Começo o primeiro post com a expressão que da nome a este texto, é uma expressão em latim que significa "Que se faça a luz", muito usada no movimento Iluminista, além de seu significado superficial e gramatical, ela possui uma segunda intenção, uma analogia, que é de tirar o povo da ignorância em que vive, de seu individualismo ou comodismo, que é as trevas, e traze lo a luz, personificada como sabedoria. De forma que possamos chamar de seres iluminados, pois toda desgraça humana vêm das trevas que o homem e seus semelhantes vivem.
                 
                 Trevas está que contém em seu ser os vícios humanos, todos eles, como a ganância, autoritarismo, arrogância, avareza, ódio, inveja, luxuria, preguiça, preconceito, calúnia, difamação, injúria, e tantos outros milhares de vícios humanos. Ao contrário da Luz, que provém sabedoria, caridade, justiça, honestidade, igualdade, respeito, amor ao próximo, e um oceano de outras qualidades, chamadas de virtudes humanas.
                 
                 Isso é a parte teórica deste folhetim, o que é muito bonito, e uns até chamariam de utópico, porém, não é impossível de se realizar, não lhe digo que se tornem santos! Não, ninguém aqui é perfeito, mas se começarmos a pensar nos nossos atos, tanto no individual quanto no coletivo, e refletirmos que ações tomamos, já é um começo, diante desta reflexão ira vir as respostas, ver se estamos sendo virtuosos ou viciosos, e a partir dai corrigir os erros, estabelecer valores, e ver que não somos donos do mundo, que a pessoa ao lado é tão gente quanto você, e que tem direito a vida digna tanto quanto você.
 
                Quando nos conhecemos melhor, é mais fácil evoluir, melhorar, exorcizar nossos temores, e o que nos angustia e reprime, tornar as coisas mais claras, que faz com que iluminemos a solução, um norte a rumar. O ser humano esta fadado a evoluir, melhorar sempre, mas de que vale uma evolução gigantesca de tecnologia, sendo que os nosso problemas existenciais e humanos mais antigos ainda persistem e insistem em nos aterrorizar. E não só refletir sobre a nossa vida, mas também sobre nossa sociedade, nossa cidade, sobre o estado e o país.
           
                Todo problema deste país é fruto da irresponsabilidade deste povo, por não pensar nos seus atos, quando votou, quando não fiscalizou, quando não se manifestou ou se organizou para falar em prol de si e seus iguais. Por isso é que não podemos ser seres ignorantes, pois vamos virar massa alienada e facilmente manipulada, dai vem a reflexão, o pensar, o questionar, o contestar. Querer saber o porquê das coisas, fatos e acontecimentos, porquê são assim, para que possamos ver o que é fato e o que é mentira, o que é real e o que é imaginário.
                 Por isso convoco a todos que lerem este post à reflexão, e que este espaço seja usado para debates de diversas naturezas, desde que produtivas. Pois a natureza deste blog é contestar, pois nada parece ser o que de fato é. Da contestação proverá a Liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achas?!