sexta-feira, 26 de março de 2010

Democracia & Liberdade: teórica ou prática?


           A 25 anos o Brasil saia de um regime autoritário e entrava numa democracia, pela primeira vez em vinte sangrentos e tortuosos anos de ditadura, a nação via um homem sem farda colocar a faixa presidencial, enfim um civil no poder.

           Depois veio a Assembléia Constituinte, no comando do grande Ulisses Guimarães, que é conhecido como o pai da constituição de 88, a "cidadã". Em seus artigos, parágrafos e incisos era firmado os direitos e deveres do povo brasileiro, e sobre tudo, o mais ansiado e desejado pelo país, a Liberdade ampla e irretorquível, era chegada à hora de o povo fazer uso daquilo que já era seu por direito, ser livre para pensar, agir, e sobre tudo, falar.

           Agora ele podia ter opinião, e não temer a ela, como tristemente outrora não era possível, sobe pena de morte, além de ter opinião poderia manifesta lá, divulgar idéias, debater tabus e assuntos polêmicos sem medo de retaliações, ou algo do tipo. Finalmente era tirada a amordaça que nos calava. Que alivio!

           Porém, nem só de glória e comemorações nos é vindo estes 25 anos de redemocratização, diante da queda dos tiranos, se ergueram outros, que não atacam durante a luz do dia, mas sim através da distorção dos valores e de instituições democráticas. E ao contrário dos ditadores de 64, esse não mostram a cara, ficam atrás das cortinas, como parasita que nos usurpa e nos molesta, mas não nos mata, pois para ele não convém matar a fonte de seu sustento.

          Assim, esses senhores parasitas se voltam para si e pelo bem de si, a nação é deixada ao léu, e diante desta situação de impunidade viril, surge um suposto estado de anarquia, onde o abuso da lei é praticado a toda hora, seja na arrogância do político corrupto e impune, ou no autoritarismo do mau policial diante do cidadão.

          Quando lhe impõem a arma e lhe manda colocar as mãos sobre a cabeça, se esquecem estes senhores que para impor uma arma para alguém, este alguém tem que lhe estar oferecendo perigo, e a blitz só pode ser efetuada em caso de suspeita formalmente escrita em documentos, e não a torto e a direita, sem mais nem menos. Esquecem-se do principio de inocência, ou seja, todo cidadão é inocente até que se prove o contrário, mas eles nem pra isso estão ligando, tratam o cidadão como um bandido que há de cometer um crime.

           Enquanto existir a impunidade, os atos de corrupção e descaso com a coisa pública dos políticos há de proliferar, o autoritarismo e arrogância do mau policial estarão na ativa, e o criminoso a cometer os seus delitos sem o menor pingo de medo de algo que deveria honrar o nome, Justiça.

           Esta selvageria, onde um quer ganhar encima do outro, um quer dominar e oprimir o outro, onde um vale mais que o outro, ou outros. Diante disto, estes distintos senhores riem da Democracia, controlam a liberdade e tiranizam sobre o povo, que de tão manipulado e comodista, aceita as condições a ele imposta, e como válvula de escape só reclama sentado, para as paredes de sua casa e ouvidos de quem lhe escuta. Ações que só anestesiam a situação quando ela se torna insuportável, mas que ainda sim não cura o enfermo que o angustia.

         
            Encerro este pots com as frases deste homem magnânimo:

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto
”.
 
                                                              -Ruy Barbosa-



Um comentário:

O que achas?!