terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Culpa é sempre da Chuva!!!

        Mas perai, sempre choveu, não é coisa de agora, parece que as autoridades desconhecem esse fenômeno pra lá de natural que ocorre no mundo desde quando ele é mundo. Principalmente no verão, que vem com mais frequência e intensidade.

        Na verdade estas chuvas só veem mostrar as tragédias anunciadas, a falta de planejamento das áreas de morro e de infraestrutura e urbanização correta destas áreas, pois se constrói de qualquer jeito, sem planejamento, sem fiscalização, sem nada, dai ergue se estas bombas relógios, só esperando a chuva para detonarem e fazer o desastra colossal que estamos vendo.

        Fico impressionado como pequenas ações poderiam ter evita essa catástrofe de veraneio, se a prefeitura fiscalizasse essas áreas de morro, projetasse as futuras ocupações com normas a serem seguidas durante a edificação das casas que ali fossem construídas, como áreas de jardim para absorver as águas da chuva, um projeto de escoamento, e a preservação de áreas verdes para absorção da água pelo solo, para diminuir a demanda para as vias de escoamento da cidade. Poderiam se não evitar, pelo menos diminuir os estragos e mortes.

        Espero que tenhamos aprendido como este fatídico evento, pois do contrário estamos só vendo partes de uma tragédia sem fim. Parece que estamos caminhando para isso, porém enquanto as câmeras e microfones da grande mídia noticiam em massa esta tragédia, espero que essas ações sejam pra valer e de longo prazo, pois do contrário é somente pra gringo ver, a Copa e as Olimpíadas estão ai, será que estamos fazendo a lição de casa? E mais, será que vamos brincar com a vida dessas pessoas? Verão deixara de ser estação de sol e diversão para dar lugar a medo e caos? Na natureza só vive o que com ela convive em harmonia, do contrário é o que os noticiários nos mostram.

2 comentários:

  1. é todo ano a mesma história
    Mas dessa vez ta mais caótico ainda
    Se os cidadãos não tomam iniciativa de mudar alguma coisa... Pelo menos a natureza tem de mostrar que pode ser pior...e muito!
    Espero que depois do "pior desastre natural da história", mude alguma coisa. E não só fique no bla bla blá durante a estiagem. E depois, ninguém mais fala no assunto. Espero.

    ResponderExcluir
  2. É incrivel como nós, portadores de tal conhecimento, podemos ainda pecar por ignorância e inércia.

    ResponderExcluir

O que achas?!