sábado, 2 de outubro de 2010

Trechos de Ruy Barbosa

            Ao magnanimo Sr. Ruy Barbosa, jurista de renome incomparável, constituido de universidades mentais colossais em suas potencias, pai por direito da república brasileira, e patriota nato, em resumo, um homem a frente de seu tempo, um homem atemporal.

         "A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada."

        “Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional.”

        “Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde.”

        “Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro.”

        “Eu não troco à justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.”

        “Amigos e inimigos estão em posições trocadas. Uns nos querem mal, fazem-nos bem. Outros almejam o bem e nos fazem mal.”

        "Uma raça, cujo espírito não defende o seu solo e o seu idioma, entrega à alma ao estrangeiro, antes de ser por ele absorvida."

        “O governo da demagogia não passa disso: o governo do medo.”

        “A existência do elemento servil é a maior das abominações”

        “As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.”
       
        "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade"


- Ruy Barbosa -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achas?!