segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Igrejas e Jornais; lobos autoritários sobre pele de cordeiros democráticos.

          Declaro já de inicio que sim, sou uma pessoa de ideias um tanto socialistas, porém não sou contra o capitalismo, desde que não este vigente, e sim o de Adam Smith, que é mais humano. Resumindo, não sou nem de direita e nem de esquerda, eu de fato humanista, e de fé cristã.

          E como humanista, não abro mão de certos princípios como a ética, a igualdade e a justiça social, a fraternidade, a liberdade, o respeito e o desenvolvimento sócio-econômico-cultural. Sendo assim, não posso me calar diante de certos setores da sociedade brasileira, e dou nomes aos bois, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), a Igreja Católica e Evangélica, os jornais Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e a Veja.

          A CNBB e as igrejas Católicas e Evangélicas por pecar num principio fundamental, politica e religião não se misturam, cada qual com o seu qual, pois ficar fazendo terrorismo dizendo que se a Dilma for eleita, o aborto vai ser legalizado a torto e a direita, dizendo a seus fiéis que não votem nela para que essa “insanidade” não ocorra. Olha eu também sou contra o aborto, porém o país não pode ser furta de debater este assunto, para que possamos esclarecer as coisas, além do mais vendo o aborto como medida que poderia ser evitada, se começa a pensar outros métodos anticonceptivos que não sejam tão evasivos, como a camisinha, a pílula anticoncepcional, e tantos outros, além de campanhas de conscientização sobre este assunto.

          Não que as igrejas não tenham o direito de se manifestar, expressar suas opiniões, muito pelo contrário, mas que somente expressem e não influencie os seus fieis a terem a mesmas opiniões que a igreja, seja ela de que denominação for. O fiel tem a liberdade de ter opiniões divergentes da igreja, e deve se respeitar essa divergência.

          Além disso, o voto pertence ao fiel e não a sua igreja, que ele vote segundo sua vontade e não do sacerdote. Jesus já professava quando perguntado sobre o que ele achava sobre os altos impostos de Cesar:

“ – De a César o que é de César e a Deus o que é de Deus – ” (Mc 12, 17)

          Eu, mesmo que leigo em teologia, vejo esta frase como a seguinte afirmação, o Estado é o Estado e a Igreja é a Igreja, uma não deve interferir na outra, uma não pode se subordinar a outra. O Estado não deve se basear na Bíblia, e sim em sua constituição.

          E não me venham chamar me de petista ou dilmista, até porque eu votei no Plinio para presidente, apenas acho ultrajante essa ação das igrejas que só faz com que a democracia e a liberdade de opinião venha a perder. Cada cabeça uma sentença, como já dizia a minha vó.

          Já as mídias impressas como a da Folha e o Estado de São Paulo, feriram o principio mor do jornalismo, a imparcialidade dos fatos, entre azul e vermelho, a mídia tem que ser transparente, cabe a ela informar e não opinar, quem forma a opinião é o seu leitor, é vergonhoso ver dois grandes jornais se sujeitarem a esta manipulação de opiniões e impor a vontade de seus donos sobre os seus leitores, e a Veja nem se fala, ela é declaradamente parcial, uma ofensa gravíssima a democracia brasileira.

          A estes jornais, não cabe o titulo de jornal e sim de folhetim politiqueiro, que manipula opiniões a fim de ter a sua opinião imposta e colocada como certa, se intitularem senhores da verdade.

          É intolerável o que a direita deste país esta fazendo para impor suas vontades, manipulando, mentindo e terrorizando sobre candidatos que divergem de suas opiniões, fazem do povo massa de manobra, para alcançar as sua vontades, seus egoísmos.

           Triste é a Democracia Brasileira, que tem como membros de sua sociedade, setores tão autoritários, não respeitando a opinião alheia, e vendo a sua como a uma que esta certa. Falam que são a favor da democracia, mas só quando esta vos convém, um dos princípios do regime democrático é o respeito às opiniões divergentes. Respeitar e ter sua opinião respeitada é fundamental para a democracia, do contrário, o voto de cabresto ganha nova roupagem, porém continua sendo incabível e repugnante.

          Brasileiros, no dia 31 de Outubro, vote com a sua consciência, no que você pensa e acredita, e não no que te influenciam ou segundo o pensar dos outros, o voto é seu e você vota em quem quiser, segundo a sua reflexão, seu pensamento, seus ideais, suas escolhas. Não perca esse direito que por muito tempo nos foi tirado, exerça o!

4 comentários:

  1. Eu assisti aos debates, e quem realmente me surpreendeu foi o Plínio, do Psol.
    Eu até pensei em votar nele. Mas se ele não fosse tão velhinho e tivesse se confundido algumas vezes, mostrando que está começando a caducar...
    Não que ele não tivesse capacidade por isso.
    Mas eu também acho que ele foi tão "agressivo" nos debates, mostrando que tem uma opnião diferente de todos e que tem a solução, justamente por conta da idade dele (quem garante que ele estará vivo nas próximas eleições?) E pelo fato dele estar em último lugar nas intenções de voto (dentre os 4 principais) Então imagino que ele tenha pensado: "Vou atirar para todos os lados, vou falar coisas que surpreendam, vou falar que vou aumentar o salário mínimo para 2000 reais..Quem sabe dê certo e eu consiga mais uns votinhos?"

    Não acho que ele tenha mentido quanto às propostas, ele realmente queria fazer isso se fosse presidente, maas... Não é só ele quem decide, tem muitas outras pessoas por detrás. Então, acho que fato, ele não conseguiria fazer tudo o que se propos a fazer. Ele só disse isso pra "surpreender" as pessoas e ganhar mais uns votos, afinal o que ele estaria a perder, mesmo?! No fundo ele sabia que não ia ganhar, então que se foda! Falou, xingou, ironizou, e foi realmente o melhor no debate, mas será que ele seria o melhor como presidente? Votei na Dilma e voto de novo.

    ResponderExcluir
  2. Minha cara, num debate, a intenção não é ver quem é melhor, mas de apresentar a realidade do brasil e dos candidatos, o plinio mostrou, colocou o dedo na ferida, e mostrou como iria realizar suas propostas. Agora a senhorita fugiu do assunto proposto no tema, mas tudo bem, eu no 2° turno vou de Dilma, vamos acabar com a tucanada.

    ResponderExcluir
  3. Bom, então vamos lá..Sobre o tema principal do texto:

    Eu concordo com vc em relação a que a Igreja não deve se meter nesses assuntos políticos. A escolha e o voto dos fiéis é única e exclusivamente deles.

    Mas fiquei sabendo que o que a Igreja anda falando, é que "o problema é votar em deputados federais e estaduais do PT, não em governador ou presidente". De qualquer jeito está errado. Eles não podem induzir ninguém a votar ou deixar de votar em tal pessoa ou partido. Até porque ninguém vai legalizar o aborto, a prostituição e o casamento gay se a maioria não quiser. O povo tem o poder de vetar esse tipo de coisa, se a maioria quiser. Então não é só elegendo alguns deputados de tal partido que se legalizará.

    Sobre os jornais... Seja de papel, televisão ou internet, eu acho errado eles darem mais crédito, ficar "enchendo a bola" desses partidos mais populares. Também acho que não deveria haver pesquisas de intenção de votos, seja DataFolha, Vox populi ou Ibope. Acho que isso influencia muito as pessoas a mudares seus votos e suas opniões para votar em quem está ganhando, para não "perderem" seus votos. E outra: Nos debates, eles deveriam convidar TODOS os candidatos. E não só os que tiverem acima de 3% das intenções de votos (outra vez culpa das pesquisas). Então acho que o jornalismo deveria mudar muito sua atitude com relação à política.

    Desculpa pela bíblia que eu escrevi (2 vezes) Mas eu me empolgo.. ^^

    ResponderExcluir
  4. Muito pelo contário, este espaço para comentarios não deve ser encarado como redação contada, ele é mais que propicio para transcorrer as idéias, este blog prega a liberdade, principalmente a do livre pensamento e sua expressão. Suas "biblias" são mais que bem vindas.

    ResponderExcluir

O que achas?!