domingo, 6 de junho de 2010

Patriotismo de Copa, patriotismo hipocrita




Vejo as ruas de minha pátria se colorir com as cores da flâmula brasiliana, vejo o verde amarelo em fitas cortando de lado a lado as ruas, ruas essas que antes era soberano o negro asfalto que agora divide seu espaço com cores em formas e símbolos nacionais e futebolísticos, vejo a dedicação e a adoração as cores que representam a pátria. Ouço canções de invocação de sentimentos nobres e de exaltação dos valores do país, e mais ainda, vejo e escuto os seguintes dizeres:

 “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”

     Além dos gritos de incentivo e motivação, porém, me pergunto, que nacionalismo é esse que explode de quatro em quatro anos? Que patriotismo é esse que só se foca na seleção brasileira de vez no país? Que amor e entusiasmo são esse que faz nos enfeitarmos todos e parar tudo para ver os jogos da seleção de vez participar da vida do país a fim de avançar e sanar nossos problemas sociais?



     Que nacionalismo é esse que só faz com que seus iguais saibam somente cantar a 1° parte do Hino Nacional Brasileiro? Que diabos de nacionalistas são esses que preferem craques do que profissionais e pessoas de bens nas mais diversas áreas da sociedade em prol da promoção do avanço nacional? Que nacionalismo é esse que entorpece a todos fazendo nos esquecer das mazelas e flagelos que passa o nosso povo, dos vícios e dos gananciosos egocêntricos facínoras, autores da desgraça nacional?

    Digo-vos que Nacionalismo é esse que alucina a sociedade quase por inteira, é o nacionalismo consumista, hipócrita e fútil de uma república cheia de cidadãos futeboleiros de vez brasileiros de fato.  Renuncio a isto, renego tal infame forma de patriotismo, e me recuso a enveredar por estes caminhos tão pecaminosos e mesquinhos com seus vícios supremos invictos.

     Ser nacionalista, ser verdadeiramente brasileiro , é amar seu país desde o nascimento até a morte, é construir junto aos seus iguais uma nação melhor, defende - la daqueles que a queiram usurpar, promover o bem estar de todos, promover as virtudes, combater os vícios, renegar ao egoísmo, ou o interesse por parte, é defender e louvar a constituição, seu povo, sua cultura. É por fim ser brasileiro de fato.

                                                               -João Piatã Ibiajara-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achas?!