sábado, 4 de dezembro de 2010

O que é o Brasil?

     O país do carnaval, futebol, bunda e praia? Um gigante se levantando? Um quintal anglo-americano? Uma utopia mal concretizada? O que é o Brasil? Eu, este filho nato da terra, pois guarani nasci, tenho uma visão um tanto patriótica, mas não que o meu olhar critico sobre estas planícies, serras e planaltos seja omisso.

     Muitos culpam nosso país pelo passado colonialista exploratório, o que não deixou de se perpetuar até hoje, outros pela nossa cultura, e por ai vai. Porém penso, que mediante a estes fatos nada nos impede de melhorarmos, não é nossa condição ou criação que nos prende, impossibilita, claro que possa acarretar demora no processo, porém é passível de solução.

     Mas quando nos tornamos senhores de nós mesmo afetamos uma ordem estabelecida, nada é por que é ou deve ser como afirma os deterministas, sempre tem um motivo por detrás das ações, justamente estes interesses postos e estabelecidos que nos faz crescer com dificuldade e que sempre nos empurra a estaca zero do progresso nacional, interesses de grupos empresariais, de capital, ou de nações desenvolvidas.

     O que nos cabe, como brasileiros, é fazer valer o 7 de Setembro, de modo a seguir por um caminho de progresso para todo nosso povo, e não ao bel prazer de certas partes do país ou de grupos estrangeiros, além de construir relações fraternas para com as outras nações de vez de interesses. Tendo em vista a união das nações sul-americanas, tanto social, como econômico e institucional.

     Então, que tal aproveitar esse período de reflexão que o final de ano nos gera, e preparar para o ano que se anuncia uma mudança de pensamento a fim de aflorar o sentimento nacionalista, para deixar só de reclamar e participar aos fatos e fazer a Democracia ser o que tem em essência. Pensar o que é o Brasil, e o que queremos dele para o presente, e para nossos filhos e netos no futuro?


- João Piatã Ibiajara -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achas?!